Veja como é o trote ao redor do mundo

Muitos pensam que só no Brasil o trote é considerado um evento que pode terminar em violência ou abuso. Um engano. Executado há mais de setecentos anos, o trote surgiu na era medieval e permanece espalhado pelo mundo até hoje. Foi apenas a partir do século 20 que o trote passou a receber limites e punições para quem os comete.
Por aqui, no verão, com o início do ano letivo, é clássico ver os "bixos" com a cara pintada e os cabelos raspados pedindo dinheiro na rua. Alguns países, como a França, já avançaram muito na legislação e também na educação de seus alunos. Outros, como o Chile, possuem um trote bem similar ao Brasil. Conheça como são as tradições de trote em vários lugares do mundo:

Leia a matéria na íntegra aqui

"Trote é exclusão, não integração", diz professor da USP

Ano após ano, quando chega fevereiro e a época de matrícula nas universidades, o noticiário se enche de casos de violência e abusos nos chamados trotes universitários.
Ontem (16), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, abriu sindicância para apurar o que aconteceu em seu trote, que resultou em três estudantes internados em coma alcoólico. 

Na Universidade de Brasília (UnB), calouras da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) foram humilhadas por veteranos que as obrigaram, durante o trote, a lamber linguiças com leite condensado, numa alusão direta ao sexo oral.

Para o professor Antonio Ribeiro de Almeida Júnior, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), a situação dos trotes nas universidades é grave. "O trote não integra, mas sim exclui e divide os alunos", analisa.

Antonio Ribeiro defendeu em 2007, para o título de livre-docência, a tese "Anatomia do Trote Universitário", que está em processo de edição para ser lançado em livro. Ele também coordena o site Antitrote.org, que reúne relatos, artigos e bibliografias sobre o assunto.

Leia a matéria na íntegra aqui

Unigranrio (RJ) lança curso de Moda inédito na Baixada Fluminense



A Unigranrio/Caxias acaba de lançar um curso inédito na Baixada Fluminense, cuja tendência é formar profissionais que vão ocupar vagas no mercado de moda, que cresce a olhos vistos, sob a coordenação de gente bamba nos bastidores do Ti-ti-ti.


A novidade começa com o vestibular agendado, que vai de 15 a 28 deste mês, cuja mensalidade se ajusta ao bolso dos interessados: R$500,00. A coordenadora desse curso superior, Design de Moda, Rita Quintanilha (mestre em Moda/Senac São Paulo), quer formar profissionais antenados com tudo o que acontece no Brasil e no exterior. Ela poderá tirar dúvidas dos interessados através do e-mail: rita.quintanilha@unigranrio.com.br. Ligue (21) 0800.2820007 ou consulte o site www.unigranrio.br

UFRRJ - Curso Preparatório do ENEM

As inscrições para o Curso Preparatório do ENEM 2011, promovido pelo Decanato de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, seguem até o dia 25 de fevereiro.

São 200 vagas oferecidas para pessoas, preferencialmente moradores de Seropédica, que já tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio e que desejam entrar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para seleção.

Os candidatos serão selecionados, a partir de seu perfil socioeconômico, dando-se prioridade aos que possuem renda familiar de até dois salários mínimos. A confirmação por parte destes alunos será feita entre os dias 15 e 18 de março de 2011. Os candidatos classificados que não forem contemplados dentro do número de vagas farão parte de um cadastro de reserva e serão chamados de acordo com a desistência dos candidatos inicialmente matriculados.

O Curso Preparatório será aplicado entre abril e novembro de 2011, de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h horas e oferecerá gratuitamente aulas de conhecimentos específicos de Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Espanhol.

O Decanato de Extensão recebe as inscrições de segunda à sexta-feira, das 14h às 19h, na sala 69 do Pavilhão Central da UFRRJ - P1. Outras informações pelo telefone 2682-1113 ou pelo endereço eletrônico: www.ufrrj.br/portal/modulo/home/editais.php.
Fonte: UFRRJ Online

Curso mais procurado do SiSU reúne engenharia, computação e até cinema

Inaugurada em 2006, a Universidade Federal do ABC, com campi em Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC paulista, teve pelo segundo ano consecutivo o curso mais procurado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU): o bacharelado de ciência e tecnologia. No primeiro ano de funcionamento do sistema que seleciona estudantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2010, 16.253 candidatos se inscreveram para disputar 1.500 vagas.



Neste ano, a concorrência aumentou: 17.829 estudantes se inscreveram para as mesmas 1.500 vagas do bacharelado de tecnologia da UFABC. O segundo curso mais procurado foi direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com 7.709 inscritos na disputa por 306 vagas.

Leia a atéria na íntegra aqui.

Enem substituirá Enade

A partir deste ano, alunos ingressantes de cursos superiores avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) não terão de fazer a prova caso tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é uma demanda antiga do setor privado. 


O Enade é aplicado a estudantes ingressantes e concluintes de cursos superiores para medir a qualidade do ensino oferecido. Comparando o desempenho daqueles que estão entrando e dos que estão se formando, o Ministério da Educação (MEC) calcula o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o quanto o jovem aprendeu durante o curso. 



O Enade de ingressantes é aplicado ao final do primeiro ano da graduação e, segundo as instituições, não é o método mais adequado para avaliar o “valor agregado” por elas nesse período. Segundo as faculdades, é feito um grande esforço no primeiro ano de curso na formação dos alunos, e esse investimento “se perde” porque não é aferido pelo Enade. 



Na tarde desta terça-feira, 8, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniu-se com cerca de 50 representantes de instituições privadas para discutir formas de aperfeiçoar esse sistema de avaliação e de outros projetos, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Serão formadas comissões permanentes para tratar desses temas com representantes do setor privado e do ministério. 



“O Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior] está em permanente evolução e pode ser aperfeiçoado. A avaliação não é uma coisa estática”, afirmou Haddad. 





O sobe e desce das profissões em 2011

Turismo ou jornalismo? Engenharia ou matemática? Quem está prestes a escolher que profissão seguir fica sempre com a cabeça cheia de dúvidas. Uma delas, certamente, diz respeito ao que estará em alta ou em baixa nos próximos anos.

A mesma dúvida, aliás, paira sobre aqueles que acabaram de se formar e estão prestes a entrar no mercado de trabalho. "Será que a minha profissão tem mercado ou será complicado encontrar uma colocação?"

De acordo com o diretor-geral da Trabalhando.com, especialista em mercado de trabalho, Renato Grinberg, apesar dos rumores de um possível aumento na inflação e até de alta de juros e preços em 2011, alguns empresários e investidores continuam com expectativas positivas, sobretudo, porque espera-se um reaquecimento econômico.

Veja algumas profissões que estão em ascensão no mercado de trabalho, e outras que têm apresentado crescimento menor nos últimos anos.

Leia a matéria na íntegra aqui.