Programa Ciência sem Fronteiras já ofereceu 20 mil bolsas desde 2011

A Universidade de Coimbra, em Portugal, é um dos destinos dos estudantes contemplados pelo Ciência sem Fronteiras (Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Batistella)
A Universidade de Coimbra, em Portugal, é uma das opções de destinos dos estudantes contemplados pelo programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal (Foto: Arquivo pessoal/Paulo Batistella)

Foram encerradas no último dia 25 de janeiro as inscrições para a quinta chamada do programa Ciência sem Fronteiras. Lançado em dezembro de 2011, a iniciativa do governo federal já concedeu mais de 20 mil bolsas de estudo no exterior para universitários brasileiros, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão. A meta é oferecer 101 mil bolsas até 2015, sendo 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o programa tem por objetivo realizar o intercâmbio no exterior de alunos de graduação e pós-graduação para que mantenham contato com sistemas educacionais competitivos das áreas de tecnologia e inovação. A iniciativa, que é uma parceria entre o MEC e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação através da CAPES e do CNPq, também busca atrair pesquisadores estrangeiros para estabelecer parcerias com pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias do programa.

Na última chamada, os mais de 40 mil estudantes inscritos puderam escolher seu destino de graduação, doutorado ou pós-doutorado entre quinze países, Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia. A bolsa de estudos contempla ainda o valor de auxílio-instalação, para cobrir despesas na chegada ao exterior, auxílio seguro-saúde, auxílio material didático e auxílio deslocamento, que são creditados para o estudante antes de sua partida, ainda no Brasil.

Dentre as áreas contempladas pelo programa, destacam-se as ciências exatas e da terra, engenharia, computação e TI, biologia, ciências biomédicas e da saúde, e indústria criativa. Novas chamadas serão abertas ao longo do ano.
Acompanhe a divulgação de novas chamadas do Ciência sem Fronteiras 

Fonte:http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2013/01/programa-ciencia-sem-fronteiras-ja-ofereceu-20-mil-bolsas-desde-2011.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário