A morte do escritor José Saramago aos 87 anos nesta sexta-feira (18) aumenta a chance de que sua obra, uma das grandes referências da língua portuguesa, seja tema de questões dos próximos vestibulares, segundo especialistas em literatura. Livros do escritor, que foi o único autor da língua portuguesa a receber um prêmio Nobel de Literatura, já fizeram parte de listas de leitura obrigatória de várias instituições de ensino superior.

Segundo o especialista em Saramago da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Odil

José de Oliveira Filho, que dá aulas no campus de Assis, no interior de São Paulo, os estudantes podem esperar que a obra do português esteja nos vestibulares, já que ele ocupará a mídia pelos próximos dias e semanas. “Os vestibulares têm o jornalismo impresso como fonte de elaboração, então deve aparecer, tanto nas provas de língua, interpretação, como nas questões literárias, da história da literatura. Acho justo que aconteça”, afirmou.

“A grande lição que Saramago deixa é a da inquietação, da possibilidade de pensar. Era um homem irrequieto. Sua maior virtude foi a reivindicação pela liberdade dos homens e de poder pensar”, disse Oliveira Filho.


Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário