CURSOS TECNOLÓGICOS

Os Cursos Tecnológicos são cursos superiores de curta duração com enfoque nos processos específicos de cada área profissional. O curso é mais rápido durando em média 2 anos.

Os Cursos Tecnológicos dão direito a um diploma de graduação e permitem a continuidade dos estudos em nível de Bacharelado (graduação de quatro anos ou mais).

O mercado de trabalho reconhece o diploma do Ensino Tecnológico?

Em algumas áreas, como Informática, os Cursos Tecnológicos (conhecidos como tecnólogos) já existem há bastante tempo e são reconhecidos e apreciados pelo mercado de trabalho. A novidade agora é a expansão desses cursos para novas áreas, como gestão, comércio e comunicação. Esta expansão é a garantia de que o mercado cada vez mais se interessa por esse modelo de formação, pois foi exatamente esse interesse que estimulou o surgimento destas novas áreas de formação tecnológicas.

Os cursos de tecnologia são oficializados pelo MEC?

Sim. O parecer CNE/CES 436/2001, aprovado em 02/04/2001, estabelece as normas dos Cursos Superiores de Tecnologia – Formação de Tecnólogos. Assim como acontece com os cursos de bacharelado, eles passarão pelo processo de reconhecimento de acordo com o previsto em lei. O processo de reconhecimento acontece no último ano cursado pela primeira turma.

Concluído o curso de tecnologia, o graduado poderá fazer curso “lato sensu” ou “strictu sensu”?

A pós-graduação pressupõe a realização prévia de um curso de graduação e como o Curso Tecnológico se enquadra neste caso, é possível fazer um curso de pós-graduação "lato sensu" (Especialização) ou "strictu sensu" (Mestrado e Doutorado).

Você pode aproveitar no Bacharelado os conhecimentos adquiridos no Curso Tecnológico?

Hoje a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) permite o aproveitamento de conhecimentos adquiridos formalmente ou até mesmo fora da escola, como no mercado de trabalho. No entanto, é preciso atestar esse conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário