UFRJ - Feira de estágio

A sexta edição da Feira de Estágio da UFRJ, nos dias 03, 04 e 05 de maio, conta com 24 expositores nos quais estudantes e recém-formados poderão cadastrar seus currículos. Os estandes serão montados no holl do bloco A do Centro de Tecnologia, na Avenida Athos da Silveira, 149, Cidade Universitária. 

Na programação também estão incluídas palestras diárias com empresas participantes, como Ipiranga, Odebrecht, TV Globo, L’Oreal, Oi, Itaú, entre outras. 

A entrada é gratuita para os três dias de evento. A feira estará aberta das 10h às 17h. A programação e a lista completa de expositores podem ser conferidas no site www.feiradaufrj.com.br. 


Uerj prorroga inscrições para 1º exame de qualificação do vestibular 2012 até 2 de maio

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) prorrogou até o dia 2 de maio as inscrições para o primeiro exame de qualificação do vestibular estadual de 2012. Os interessados devem se inscrever pela internet. O pagamento da taxa, no valor de R$ 45, também foi prorrogado para o dia 3 do mesmo mês.
A instituição irá disponibilizar computadores para o preenchimento da ficha de inscrição no laboratório de informática do campus Maracanã, Pavilhão João Lyra Filho (térreo), em dias úteis, das 10h às 17h.
No vestibular da Uerj, o exame de qualificação corresponde a primeira fase da seleção e é aplicado em duas edições. O candidato pode realizar somente um exame ou fazer os dois e ter a maior nota considerada. Para se inscrever no exame discursivo (2ª fase), o vestibulando deve ter sido aprovado no exame de qualificação.
As inscrições para o segundo exame de qualificação serão realizadas entre os dias 5 e 27 de julho. 
Leia matéria na íntegra aqui.

USP: A Melhor Universidade do Mundo Latino !

Em um estudo publicado recentemente pelo Instituto SCImago, profissionais de educação Internacionais elegeram a USP como a melhor Universidade do Mundo Latino.


O Mundo Latino, também conhecido como Mundo Iberoamericano, é composto por todos os países do mundo que falam Português ou então Espanhol, incluindo as nações Européis Portugal e Espanha.

O mapa do Mundo Latino pode ser visto abaixo:





Leia a matéria na íntegra aqui.

MEC estuda dar tempo para aluno conferir prova do Enem e quer "confiscar" celular

O MEC (Ministério da Educação) estuda mudanças nos procedimentos nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. O UOL Educação apurou que os alunos terão um tempo determinado, antes do início do exame, para verificar se há erros nos cadernos de prova. Além disso, os celulares serão “confiscados” e não poderão ficar com os estudantes.

No ano passado, houve problemas em cadernos amarelos da prova, que vieram com questões faltantes e/ou repetidas. É por isso que os alunos deverão ter um tempo neste ano para verificar e pedir a troca do caderno caso haja problema antes mesmo de começar o exame. Se o estudante não avisar, não poderá reclamar posteriormente.
O “confisco” do celular visa evitar problemas como os de 2010, no qual um repórter do Jornal do Comércio, de Pernambuco, vazou o tema da redação por mensagem de texto. Os aparelhos, estuda o MEC, deverão ser devolvidos no final da prova.

Federal do RJ divulga 4ª chamada da lista de espera do SiSU

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou nesta terça-feira (12) a quarta chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para as vagas disponíveis do vestibular 2011.

As pré-matrículas dos convocados, com exceção dos cursos em Macaé, devem ser feitas na Divisão de Registro de Estudantes (DRE), Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, nesta quinta-feira (14), das 10h às 15h.

As pré-matrículas dos convocados aos cursos em Macaé devem ser feitas no mesmo dia e horário na Cidade Universitária de Macaé, Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros, Macaé.

Foram convocados para realizar a pré-matrícula um total de candidatos de até três vezes o total de vagas disponíveis, conforme previsto em edital. A realização da pré-matrícula não garante o direito da matrícula. A lista de convocados para as matrículas será organizada de acordo com a ordem de prioridade original na lista de espera entre os candidatos que efetuaram a pré-matrícula, e será divulgada nesta sexta-feira (15).

O candidato ou seu representante legal deverá comparecer ao local de matrícula munido dos seguintes documentos:

- cópia autenticada do histórico escolar completo do ensino médio ou de curso equivalente;

- duas fotos 3X4 recentes;

- cédula de identidade válida em todo território nacional;

- certificado de conclusão do ensino médio;

- título de eleitor (para maiores de 18 anos);

- comprovante de que está em dia com as obrigações militares (para maiores de 18 anos do sexo

masculino);

- CPF.








7 de abril, Dia do Jornalismo

Parabéns aos profissionais da área.