Medicina, Direito e Engenharia são os cursos mais procurados há mais de 80 anos

Medicina, Direito e Engenharia estão os cursos mais procurados há mais de 80 anos
"No início do século 20, famílias ricas mandavam filhos ao exterior para estudar essas carreiras"

Por mais que surjam novos cursos de graduação a cada ano, a tradição ainda impera no ensino superior brasileiro. As carreiras mais procuradas nos vestibulares hoje são as mesmas de 80 anos atrás: Medicina, Direito e Engenharia. No início do século 20, as famílias mais ricas mandavam os filhos ao exterior para estudar alguma dessas carreiras.
Esses fatos eram tão marcantes que chegavam até a ser registrados em jornal. "Regressou da Europa o sr. Bento Ferreira Alves, estudante em Liège e filho do sr. tenente Arthur Ferreira Alves, fazendeiro", publicou o Estado em 1914.
Se isso era verdade para os homens, não acontecia o mesmo com as mulheres. Para elas, o magistério era uma das poucas profissões respeitáveis para as jovens de classe média até a década de 1930.
Com o crescimento da aviação no País, nas décadas de 1960 e 1970, a profissão da moda para as meninas se tornou a de comissária de bordo. "À proporção que a era do jato ganha em velocidade, a influência feminina vai ganhando terreno. Pode ser selecionando estofamento para aviões, ou servindo um filé a 500 milhas horárias", dizia uma reportagem do Estado.
Nos anos 1980, Medicina e Direito continuaram a ser cursos procurados, mas Engenharia não vivia uma boa fase. Nessa época, como mostram levantamentos publicados no jornal, cerca de 20% dos engenheiros de São Paulo acabavam desempregados. Um caso emblemático foi o de um profissional que, sem emprego, abriu uma lanchonete na Avenida Paulista com o nome O Engenheiro que Virou Suco.
A reviravolta da profissão veio com o século 21, quando também cresceram a quantidade e variedade de profissões ligadas à tecnologia e à internet. Mas essas novas carreiras continuam dividindo espaço com as mais antigas e tradicionais, que ainda ocupam o lugar de favoritas entre os estudantes.

Fonte:http://estadao.br.msn.com/educacao/medicina-direito-e-engenharia-est%c3%a3o-os-cursos-mais-procurados-h%c3%a1-mais-de-80-ano