ENEM - Dicas

Medida certa
Para a psicóloga Irinéa Catarino, Rafael está no caminho certo. “É difícil encontrar um adolescente que consiga disciplinar os estudos e o lazer sem ser consumido pelo estresse que o vestibular gera. É fundamental saber dividir o tempo de maneira saudável”, pontua.

A especialista chama atenção para o leque de opções que o próprio estudante colocou à disposição dele. “Ele mescla várias atividades e também não se isola da convivência social, o que poderia até levá-lo à depressão”, explica.

O interessante é que, mesmo sem Rafael perceber, a música e a malhação acabam ajudando nos estudos. Uma das reclamações dele é sobre as longas questões do Enem e o pouco tempo disponível para respondê-las. “Como a prova é cansativa e requer raciocínio lógico, interpretativo, sem ‘decorebas’, Rafael pode tirar proveito das atividades não automatizadas que ele pratica. Isto é, para tocar o violão, por exemplo, ele precisa de concentração e esforço cognitivo, mas faz isso com o pensamento livre, com muita serenidade e tranquilidade. O mesmo pode acontecer na hora de responder as questões”, exemplifica.



Leia a matéria na íntegra aqui.

ENEM - 22 e 23 de Outubro

ITA registra quase 10 mil inscrições para o vestibular 2012; engenharia aeronáutica é a mais procurada

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) recebeu 9.334 inscrições para o concurso de admissão de 2012 - houve um aumento em relação ao ano passado, quando 7.626 candidatos se inscreveram no processo. A graduação mais procurada é engenharia aeronáutica, com 2.616 candidatos. Em seguida aparece engenharia mecânica-aeronáutica, com 1.631 inscritos.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Com 72,36 candidatos por vaga, medicina é o curso mais concorrido da UFF 2012




Medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2012 da UFF (Universidade Federal Fluminense), com 72,36 candidatos para cada vaga: são 10.420 inscritos para 144 vagas. Em seguida, aparece o curso de publicidade e propaganda, com 30,8 c/v, e engenharia civil, com 27,12 c/v. No total, foram recebidas 52.419 inscrições para 7.556 vagas.
O curso menos concorrido é o bacharelado em matemática computacional, em Volta Redonda. São oferecidas 114 vagas e apenas 17 candidatos estão inscritos - a relação de candidatos por vaga é de 0,15. Esses dados podem sofrer alterações, pois são divulgados antes da confirmação de inscrição.
Leia a matéria na íntegra aqui.

Universidade em Roma ensina a fazer o tradicional sorvete da região




Ir à Itália e não tomar um sorvete é como ir à Roma e não visitar o Vaticano. O gelato, como eles chamam a massa gelada, tem uma cremosidade única e faz a cidade ser conhecida como a capital mundial do bom sorvete - uma tradição que vem da antiguidade.
Em qualquer praça ou fonte, a qualquer hora do dia, alguém empunha o delicioso gelato. Para entender a receita moderna desta invenção remota, uma boa opção é visitar a primeira Universidade do Sorvete de que se tem notícia, em Bologna, a 400 quilômetros da capital. No local, 30 alunos se aventuram em novos sabores e, quem sabe, em uma nova vida. Em aulas divertidas, eles testam os novos conhecimentos com gostos clássicos, como baunilha e chocolate com amêndoas.
Leia a matéria na íntegra aqui.

Estudantes já podem consultar onde vão fazer as provas do Enem 2011

Site do Inep disponibiliza acesso ao local de prova. 
Cartões de inscrição também já podem ser impressos.
Confira no site abaixo.

http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova

Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao


MEC põe no ar site com tira-dúvidas do Enem 2011


O Ministério da Educação colocou no ar nesta quinta-feira (5), no site do Inep, na internet, uma página com “tira-dúvidas” e outros serviços para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 deste mês.
A página traz informações sobre os locais de prova, como imprimir o cartão de confirmação necessário para todo o processo do Enem, dicas sobre o que pode e o que não pode levar no dia da prova além de outras orientações para os estudantes.
Leia a matéria na íntegra aqui.

ENEM - Temas da atualidade merecem atenção especial dos estudantes.

O filme "A rede social", do diretor David Fincher, que conta a história da criação do Facebook, pode ser uma boa pedida para quem está estudando para o Enem. Ele fala sobre temas importantes como a privacidade e a comunicação na sociedade atual e o enriquecimento veloz de jovens empreendedores.


A gravidade de acidentes nucleares, como o ocorrido na usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, após o terremoto e o tsunami de 11 de março, levantou o debate sobre a questão nucleare os riscos ao meio ambiente. Entenda o nível de gravidade dos acidentes nas usinas de energia nuclear.

Fonte: Leia a matéria na íntegra aqui.

Faculdade de rock na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)



No primeiro semestre de 2007, 29 alunos começaram suas primeiras aulas para se formarem como roqueiros. Esta foi a primeira turma do curso Produtores e Músicos de Rock da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), tema do Globo Universidade dessa semana. Coordenado pelo músico e bacharel em Letras Frank Jorge, o curso se prepara para aumentar a carga horária e se transformar em tecnólogo de Produção Fonográfica.


Leia a matéria na íntegra aqui.

Uerj prorroga o prazo de inscrições para o vestibular

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou nesta sexta-feira (30) que vai prorrogar  o prazo para as inscrições para a fase final vestibular 2012. Agora, as inscrições poderão ser feitas até 10 de outubro no site do vestibular da Uerj (o prazo inicial terminaria na segunda-feira (4). A taxa de inscrição vai custar R$ 85 e poderá ser paga até o dia 11. A prova final será aplicada no dia 4 de dezembro.

O último dia para postagem do Formulário de Informações Socioeconômicas e da respectiva documentação comprobatória será no dia 11 de outubro. A regularização das inscrições pagas e não confirmadas poderá ser feita nos dias 13 e 14. A emissão do cartão de confirmação de inscrição será feita a partir do dia 24.