Estudantes contam como se livraram das dúvidas para escolher a carreira

“Falta orientação desde o ensino fundamental, as escolas deveriam trabalhar as habilidades dos alunos, pois cada vez mais cedo eles têm de decidir a carreira.”, diz a coordenadora.

“Nem todo aluno no fim do encontro tem as respostas. É natural, cada um tem seu tempo. Tem casos onde a família impõe o que aluno tem de estudar. Isto é muito recorrente e complicado", diz Alessandra.

Confira dicas sobre a escolha da carreira de quem tem certeza do que vai cursar:

1) Converse com sua família e deixe claro que este é um momento seu. Imponha-se, pois ninguém pode te dizer do que você gosta;

2) Não escolha a carreira pelo status. Tome cuidado com os modismos;

3) Verifique as grades curriculares dos cursos para ver se tem identificação com as matérias;

4) Use as redes sociais para pesquisar;

5) Procure profissionais que estão na área para conversar e conhecer seus locais de trabalho;

6) Leve em conta suas habilidades;

7) Verifique se você estará disposto a cumprir as exigências do curso, como estágios por exemplo;

8) Avalie o mercado de trabalho;

9) Procure quais instituições oferecem o curso que pretende fazer. Às vezes, a distância exige eliminações e mudanças;

10) Livre-se da obrigação de ter de concluir o curso, caso você não goste. Não se trata de uma escolha definitiva, não tenha medo de mudar.

Leia a matéria na íntegra aqui.






























Veja dez sugestões de filmes para as férias que podem ajudar na escola

A maioria dos alunos das redes pública e particular entrou de férias nesta segunda-feira (11). Esse "intervalo" entre as aulas deve ser usado para o estudante descansar um pouco da rotina escolar, claro, mas não dá para esquecer que o segundo semestre está próximo. Por que não relaxar e aproveitar para estudar sem esforço? O UOL Educação reuniu dez sugestões de filmes que podem ser boas aulas de história, geografia, inglês e até de relacionamento interpessoal.

Entre as sugestões, há filmes clássicos como "Todos os Homens do Presidente", de Alan Pakula, que mostra o trabalho investigativo de dois repórteres do jornal The Washington Post. As reportagens publicadas por eles levaram à queda de Richard Nixon, então presidente americano.

Já entre os mais recentes, está "As Melhores Coisas do Mundo", da brasileira Laís Bodanzky. O filme conta a história de um adolescente que, após um problema familiar, precisa lidar com a popularidade na escola, com relacionamentos e com a descoberta do amor.


Leia a matéria na íntegra aqui.






UFRJ decide acabar com vestibular e adotar o Enem

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu na quinta-feira (30) que irá oferecer 100% das vagas do vestibular 2012 pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os estudantes terão de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a vagas.



A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, com proposta do reitor Aloísio Teixeira. Participaram da reunião representantes de professores, alunos e servidores. Do total de vagas, 30% serão destinadas para alunos de escolas públicas. Mas desde que a renda per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo (R$ 545).

Leia a matéria na íntegra aqui.

Uerj abre inscrições para segundo exame de qualificação do vestibular

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abriu nesta terça-feira (5) as inscrições para o segundo exame de qualificação do vestibular. O prazo vai até 27 de julho. A taxa, de R$ 45, pode ser paga até 29 de julho. A prova será aplicada no dia 11 de setembro e o resultado será divulgado no dia 29 do mesmo mês.
O primeiro exame de qualificação foi realizado no dia 12 de junho. A prova foi a primeira oportunidade para os estudantes se classificarem para a última e decisiva fase do exame, de matérias específicas, prevista para 4 de dezembro - a data ainda precisa ser confirmada. Quem fez o primeiro exame e achou que foi mal também pode se inscrever para o segundo exame.

Leia a matéria na íntegra aqui.

OAB divulga lista de faculdades que tiveram aprovação zero em exame

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira (5) a lista de 90 instituições de ensino superior com aprovação zero no último Exame de Ordem (confira link no saiba mais). Essas faculdades tiveram 1.153 do total de 106.891 inscritos na prova. Das 90, 51 registraram menos de dez participantes e 39 registraram dez ou mais inscritos.

O exame, realizado em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%. A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas.

Leia a matéria na íntegra aqui.