Previsão do tempo: meteorologistas em escassez



Fonte: jornal O Globo

As mil e uma profissões de uma mãe

Fonte: jornal O Globo.

E o tempo levou

Fonte: Jornal O Globo.

Tempos Modernos

Fonte: caderno Boa Chance de 26 de junho de 2011 do jornal O Globo.

O Raul - (Texto de Max Gehringer - CBN)

Durante minha vida profissional, eu topei com algumas figuras cujo sucesso surpreende muita gente.Figuras sem um vistoso currículo acadêmico, sem um grande diferencial técnico, sem muito networking ou marketing pessoal. Figuras como o Raul. 
Eu conheço o Raul desde os tempos da faculdade. Na época, nós tínhamos um colega de classe, o Pena, que era um gênio. Na hora de fazer um trabalho em grupo, todos nós queríamos cair no grupo do Pena, porque o Pena fazia tudo sozinho. Ele escolhia o tema, pesquisava os livros, redigia muito bem e ainda desenhava a capa do trabalho - com tinta nanquim. Já o Raul nem dava palpite. Ficava ali num canto, dizendo que seu papel no grupo era um só, apoiar o Pena. Qualquer coisa que o Pena precisasse, o Raul já estava providenciando, antes que o Pena concluísse a frase. Deu no que deu. O Pena se formou em primeiro lugar na nossa turma. E o resto de nós passou meio na carona do Pena - que, além de nos dar uma colher de chá nos trabalhos, ainda permitia que a gente colasse dele nas provas. 
No dia da formatura, o diretor da escola chamou o Pena de 'paradigma do estudante que enobrece esta instituição de ensino'. E o Raul ali, na terceira fila, só aplaudindo. Dez anos depois, o Pena era a estrela da área de planejamento de uma multinacional. Brilhante como sempre, ele fazia admiráveis projeções estratégicas de cinco e dez anos. 
E quem era o chefe do Pena? O Raul. E como é que o Raul tinha conseguido chegar àquela posição? Ninguém na empresa sabia explicar direito. O Raul vivia repetindo que tinha subordinados melhores do que ele, e ninguém ali parecia discordar de tal afirmação. Além disso, o Raul continuava a fazer o que fazia na escola, ele apoiava. Alguém tinha um problema? Era só falar com o Raul que o Raul dava um jeito. Meu último contato com o Raul foi há um ano. Ele havia sido transferido para Miami, onde fica a sede da empresa. Quando conversou comigo, o Raul disse que havia ficado surpreso com o convite. Porque, ali na matriz, o mais burrinho já tinha sido astronauta. E eu perguntei ao Raul qual era a função dele. Pergunta inócua, porque eu já sabia a resposta. O Raul apoiava. Direcionava daqui, facilitava dali, essas coisas que, na teoria, ninguém precisaria mandar um brasileiro até Miami para fazer. 
Foi quando, num evento em São Paulo, eu conheci o Vice-presidente de recursos humanos da empresa do Raul. E ele me contou que o Raul tinha uma habilidade de valor inestimável:... ELE ENTENDIA DE GENTE !!!! 
Entendia tanto que não se preocupava em ficar à sombra dos próprios subordinados para fazer com que eles se sentissem melhor, e fossem mais produtivos. E, para me explicar o Raul, o vice-presidente citou Samuel Butler, que eu não sei ao certo quem foi, mas que tem uma frase ótima: “Qualquer tolo pode pintar um quadro, mas só um gênio consegue vendê-lo". Essa era a habilidade aparentemente simples que o Raul tinha, de facilitar as relações entre as pessoas. Perto do Raul, todo comprador normal se sentia um expert e todo pintor comum, um gênio. Essa era a principal competência dele. 
'Há Homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas, o verdadeiro Grande Homem é aquele que faz com que todos se sintam Grandes".

Que Dia dos Namorados, que nada.



Para milhares de estudantes no Rio de Janeiro, o domingo (12) está marcado na agenda como a data da fase inicial do vestibular da Uerj, o primeiro grande exame do ano no país. A prova de qualificação tem o maior número de inscritos desde 2005: são 79.079 candidatos para 45 cursos de graduação. A relação candidato-vaga só será divulgada posteriormente.
Muitos estudantes, porém, já pensam em conseguir um bom desempenho de primeira. Para isso, investem nos estudos e abrem mão de atividades de lazer.

Fonte:http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao

Não perca !!!!!!!

Termina às 23h 59 de hoje as inscrições do ENEM.

MEC reduz quase 11 mil vagas em cursos de direito do país

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), determinou a redução de 10.912 vagas de ingresso de estudantes em 136 cursos de direito que apresentaram resultado insatisfatório no conceito preliminar de curso - o índice considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.
A decisão da secretaria foi publicada nesta quinta-feira (2) no “Diário Oficial da União” e abrange cursos submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2009.

Leia a matéria na íntegra.aqui.






Pelo menos 24 universidades federais já confirmaram uso do Enem 2011 para ingresso no próximo ano

Pelo menos 24 universidades federais já diponibilizaram em seus sites informações sobre o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 para ingresso nos cursos com início no primeiro semestre de 2012. Em 14 instituições, o exame será a única etapa de seleção, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou por inscrição na própria faculdade. Em outras quatro, o Enem irá substituir a primeira fase do vestibular.
Duas universidades recomendam a inscrição no exame, mas informam que ainda vão decidir a forma de aproveitamento da nota. Em outros quatro processos de seleção, parte das vagas serão preenchidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Leia a matéria na íntegra aqui.

Fique atento!

Início:
23 de maio de 2011, às 10h


Término:
10 de junho de 2011, às 23h59


Onde:
Pela internet, no www.inep.gov.br/enem


Taxa de inscrição:
R$ 35 (pagamento pode ser realizado até 13 de junho)


Documentos:
É obrigatório informar o número do RG e do CPF


Fuso horário:
Horário oficial de Brasília-DF


Fonte:http://vestibular.uol.com.br