Escola de Rock para meninas

A cantora Kate Nash criou a Kate Nash Rock'N Roll for Girls After School Music Club, ou, em bom português, a Escola de Rock da Kate Nash Para Meninas. A intenção da cantora é incentivar escolas a terem cursos extra-curriculares de música para garotas. Kash vai usar suas férias, a partir da próxima semana, para visitar cinco escolas. Ela fará um pocket show e também exibirá um filme como apresentações ao vivo de bandas de mulheres.

Se você achou incrível a ideia da Kate Nash, sabe que nosso país tem algo semelhante e há muito mais tempo. Em Sorocaba, interior de São Paulo, existe desde 2005 a Oficina de Guitarra Para Meninas, uma escola idealizada pela guitarrista Flávia Biggs. Nessa época, Flávia participou do Rock'n Roll Camp, um acampamento de rock para meninas que inclusive serviu de inspiração para o projeto de Kate.


Na Oficina, as aulas têm duração de duas horas e o programa inclui desenvolvimento das noções básicas de guitarra. No final do workshop, as alunas criam e tocam uma composição própria. Detalhe: pelas fotos que encontramos na internet, as alunas são em sua maioria crianças. Uma graça ver esses cotocos de gente já tão ligados com música.



Oficina de Guitarra para Meninas - em Sorocaba, interior de São Paulo

MEC adia planos e vai aplicar duas provas do Enem por ano somente em 2012

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá duas edições somente a partir de 2012, com provas em maio e outubro. Conforme o UOL Educação apurou, o MEC (Ministério de Educação) já descartou duas edições da prova neste ano.

A realização de duas provas por ano havia sido apontada pelo ministro Fernando Haddad como uma maneira de reduzir os seguidos problemas que o Enem vem enfrentando. O MEC cogitava a possibilidade de aplicar os dois exames já em 2011. A licitação com a gráfica que imprime o Enem permitia que isso acontecesse agora,já que o contrato foi assinado para a realização de duas provas.

Estudo do Ipea mostra que país terá estoque de 1,8 milhão de engenheiros em nove anos

O Brasil poderá contar em 2020 com um estoque de 1,5 milhão a 1,8 milhão de pessoas formadas em engenharia. Os dados fazem parte do estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) intitulado Radar nº 12 – Mão de Obra e Crescimento, divulgado hoje (15).



O estudo ressalva que algumas pessoas que se formarão em engenharia podem não ser empregadas em ocupações típicas da área. Isso porque não há uma correspondência certa entre formação e ocupação no mercado de trabalho.


O Ipea exemplifica que, em 2001, 69% das pessoas diplomadas em engenharia não estavam trabalhando nas ocupações típicas da engenharia. Segundo o estudo, a demanda por engenheiros deve crescer, até 2020, entre 5,1% e 13% dependendo do crescimento da economia. Isso significa que, até lá, serão necessários entre 600 mil e 1,15 milhão de engenheiros.


Os setores que mais demandam engenheiros são os de petróleo e gás, sendo que este é o setor com o mais intenso uso de profissionais de áreas de engenharia, além da área de infraestrutura, que engloba as áreas de transportes e armazenagem, além de produção e distribuição de energia e água. Este foi o segundo setor que mais demandou profissionais da área de engenharia, na década de 1980.


Com o crescimento econômico projetado para os próximos anos, a demanda por profissionais de engenharia vai continuar. A necessidade por profissionais das áreas de petróleo e gás, incluindo extração e refino, vai crescer entre 13% e 19% ao ano. A administração pública, a educação e a área de saúde pública e privada também vão demandar engenheiros em nível acima do crescimento médio da economia.


O estudo aponta ainda que, com o crescimento da demanda por profissionais da área de engenharia, pode haver a possibilidade de escassez relativa de profissionais, principalmente em áreas específicas de formação e de experiência. Isso não significa necessariamente uma falta de profissionais, mas a possibilidade de salários menores faria com que aqueles que se formam em engenharia não se sintam atraídos por preencher as vagas disponíveis no mercado de trabalho.


Segundo o pesquisador do Ipea Rafael Henrique Moraes, é possível que, em alguns setores, haja um gargalo na oferta de profissionais, mas isso só deverá ocorrer se a economia crescer a níveis muito altos. “Setores como construção civil, mineração, setores ligados ao petróleo e gás podem encontrar escassez daqui a alguns anos para formações específicas não ligadas à graduação.”


Agnaldo Nogueira, também pesquisador do instituto, disse que a falta de investimento em educação pode ser um fator que contribua para um possível déficit de engenheiros no mercado. “Para que nós tenhamos um melhor desempenho no mercado de trabalho e na formação dos nossos jovens nas áreas de tecnologia e engenharias, é preciso investir mais e acelerar o ritmo de melhora da educação básica porque ela é quem vai dar a base para os novos alunos das áreas de engenharia e de outras áreas tecnológicas”, avaliou.


Fonte:http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2011/03/15/estudo-do-ipea-mostra-que-pais-tera-estoque-de-18-milhao-de-engenheiros-em-nove-anos.jhtm




Menino de 13 anos cursa três faculdades na Argentina


Aos 13 anos de idade, o argentino Kouichi Cruz é o aluno mais novo da Faculdade de Matemática, Astronomia e Física (FAMAF) da Universidade de Córdoba. Ele estudará ainda, simultaneamente, engenharia informática e ciências econômicas na mesma universidade.

Kouichi é filho único, mora com uma tia, Alejandra Perez, na cidade de Córdoba, e seus pais vivem na Espanha, onde trabalham. “Kouichi está tendo a infância que quer ter. Ele é feliz assim, estudando”, disse à BBC Brasil a tia Alejandra Perez.

Ela contou que no início, quando Kouichi era bebê, a família chegou a pensar que ele fosse “autista”. Mas aos quatro anos de idade, os exames médicos indicaram que o menino tinha o QI mais alto que a média das crianças da sua idade.

“Kouichi sempre soube o que quis: estudar matemática, informática, engenharia. Para ele, são carreiras que se complementam”, disse a tia.

A rotina do garoto é diferente do cotidiano dos meninos da sua idade, especialmente a partir deste ano, depois de ter passado nas provas para entrar na universidade.

Uerj divulga calendário dos exames de qualificação do vestibular 2012; confira

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) divulgou nesta terça-feira (1º) o calendário com os principais eventos dos exames de qualificação para o vestibular estadual de 2012. As inscrições para o 1º exame serão realizadas entre 5 e 27 de abril; o 2º exame aceitará inscrições entre 5 e 27 de julho.

Confira no quadro outras datas importantes:

Evento 1º exame de qualificação 2º exame de qualificação

Emissão do cartão de confirmação de inscrição a partir de 24/5 a partir de 23/8

Retidicação de dados entre 25 e 27/5 entre 24 e 26/8

Aplicação da prova 12/6 11/9

Gabarito oficial 12/6 11/9

Resultado final 21/6 20/9

Isenção de taxa

O prazo para solicitar isenção de taxa do 1º exame de qualificação acabou ontem (28). O resultado desses pedidos será divulgado no dia 7 de abril.

O período para solicitação de isenção de taxa para o segundo exame de qualificação da Uerj 2012 será entre os dias 14 e 16 de junho. Os documentos deverão ser postados até o dia 17 do mesmo mês. As regras são as mesmas para as duas etapas.

O resultado desses pedidos será publicado no dia 5 de julho.























Bolsas a estrangeiros

Estudantes de 24 países da África, América Latina e Caribe, que cursam a graduação em instituições federais de ensino superior brasileiras, receberão ajuda financeira mensal de um salário mínimo (R$ 545,00), concedida pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes).

A seleção contempla 518 alunos estrangeiros participantes do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) matriculados em instituições federais de ensino superior das cinco regiões do país. O auxílio financeiro do Promisaes tem duração de 12 meses, mas o aluno pode solicitar a renovação a cada ano, até o final do curso.

Entre os africanos selecionados, o maior número de bolsistas se concentra em três nações: Guiné-Bissau aparece com 216, seguida de Cabo Verde (141) e do Congo (39); dos oitos países da América Latina se destacam na seleção o Paraguai com 12 bolsistas e o Peru com sete; do Caribe, o Haiti tem cinco bolsistas.

Cooperação - Criado em 11 de novembro de 2003, o Promisaes tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre os países com os quais o Brasil mantêm acordos, especialmente africanos, nas áreas de educação e cultura. Ao mesmo tempo em que incentiva com recursos financeiros universitários a prosseguir os estudos, o programa do Ministério da Educação homenageia o geógrafo, pensador, escritor e professor Milton Santos.

O geógrafo Milton Santos (1926-2001), natural de Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, se destacou na área acadêmica. Doutor em Geografia pela Universidade de Estrasburgo, na França, Milton Santos deixou uma extensa obra. São 40 livros e mais de 400 artigos científicos publicados em diversos idiomas. No começo de sua carreira trabalhou na imprensa, depois dedicou-se à pesquisa e ao ensino. Preso e exilado em 1964 percorreu diversos países até 1977 ensinando em universidades da França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela, Tanzânia.


Quer ser DJ? Conheça alguns cursos no país que formam o profissional



Dia 9 foi Dia do DJ. Se você já foi a alguma festa na sua vida, deve ter reparado que tinha alguém cuidando do som. Curtiu? Acha que você seria feliz como DJ profissional? Então talvez a carreira de produção em música eletrônica possa ser a sua praia.

A Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, oferece o curso tecnológico de Música Eletrônica, para formar DJs profissionais. O curso ensina a manusear os equipamentos e softwares da área, além de mostrar cada etapa da produção da música, do estúdio ao mercado. 



Há outros cursos no país que não são de ensino superior, mas ajudam a formar o profissional da área. Há o curso de Música Eletrônica da Escola São Paulo, o curso da Academia de Áudio e o da Aimec, com unidades em quatro cidades no país. Só saiba que DJ de verdade rala muito, trabalha noites inteiras a fio e corre mais riscos de desenvolver problemas de audição. A profissão não é o glamour mostrado por fotos de celebridades "atacando nas picapes".


Oficinas de Março - UERJ

1- “Literatura Comparada: Cortázar y Antonioni” 

Objetivos: conhecer a relação entre as duas obras de arte (filme e conto) e refletir sobre a temática do filme. 
Conteúdos: biografias de Julio Cortázar e Michelangelo Antonioni; Las babas del diablo; Blow up; aspectos teóricos sobre relação entre filme e conto. 
Data: Segunda-feira, 14 de março de 2011 
Horário: 14:00h - 17:00h 
Destinatários: professores e alunos de espanhol como língua estrangeira. 
Local: RAV-114, 11°andar, bloco: F 
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 

2- “Música y literatura espanhola” 

Objetivos: conhecer poemas espanhóis e seus respectivos autores, representativos de diferentes etapas literárias, interpretados por diferentes músicos. 
Conteúdos: Poemas cantados: Canción del pirata (Espronceda/ Tierra Santa), Caminante (A. Machado/ Serrat), A Galopar (Alberti/ Paco Ibáñez), Ya no hay locos (Leon Felipe/ Paco Ibáñez), Ciudad de los gitanos (Lorca/ Marea), No volveré a ser joven (Gil de Biedma/ Loquillo), Palabras para Julia (José Agustín Goytisolo/ Los Suaves). 
Data: Segunda-feira, 21 de março de 2011 
Horário: 14:00h - 17:00h 
Destinatários: professores e alunos de espanhol como língua estrangeira. 
Local: RAV-114, 11°andar, bloco: F 
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 

3- “Lorca, Dalí y Buñel” 

Objetivos: conhecer as épocas das vanguardas espanholas e a relação entre as diferentes artes através das figuras de Lorca, Dali e Buñel. 
Conteúdos: Manifestações artísticas de Dali, Buñel e Lorca (quadros, filmes, fotografias e poemas). 
Data: Segunda-feira, 28 de março de 2011 
Horário: 14:00h - 17:00h 
Destinatários: professores e alunos de espanhol como língua estrangeira. 
Local: RAV-114, 11°andar, bloco: F 
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 

Para realizar sua inscrição envie um e-mail simultaneamente aos dois endereços abaixo, indicando seu nome completo e nome da atividade: crd-esp@uerj.br e crde-rio.br@educacion.es 



A inscrição é gratuita. 
Serão expedidos certificados de participação. 
As vagas são limitadas.


    Como ninguém é de ferro, bom carnaval para todos !!!!!!!!!

UERJ libera 2ª reclassificação e remanejamento do Vestibular 2011

Estão disponíveis, na página www.vestibular.uerj.br, as listas da 2ª reclassificação e do 2º remanejamento do Vestibular Estadual 2011.

Os candidatos reclassificados  deverão fazer a pré-matrícula nos dias 01 e 02 de março de 2011 nas Unidades Acadêmicas.

Mais informações: www.vestibular.uerj.br


Divulgada Lista Nominal de vagas remanescentes da UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo em vista as vagas não ocupadas no Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SiSU/MEC), oferece 885 vagas, que serão preenchidas pelos candidatos que optaram por permanecer na Lista de Espera organizada pelo SiSU/MEC e repassada para a UFRJ em 21 de fevereiro de 2011.

A Lista Nominal encontra-se disponível no site portal.acessograduacao.ufrj.br.
O candidato ou seu representante legal deverá comparecer ao local de pré-matrícula munido dos seguintes documentos:

* A SEREM ENTREGUES, SEM RESTITUIÇÃO AO INTERESSADO.
- Cópia autenticada do Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou de curso equivalente;
- Dois retratos 3X4 recentes.

A SEREM EXIBIDOS EM ORIGINAL, COM RESTITUIÇÃO AO INTERESSADO.
- Cédula de Identidade válida em território nacional;
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
- Título de Eleitor (para maiores de dezoito anos);
- Comprovante de que está em dia com as obrigações militares (para maiores de dezoito anos e do sexo masculino);
- Cadastro de Pessoa Física do candidato (não será aceito CPF do responsável).

Datas Importantes:
- até 27/02: Divulgação da Primeira Lista Nominal dos chamados para ocupar as vagas disponíveis
- 01/03 e 02/03: Matrícula dos chamados na Primeira Lista
- Até 04/03: Divulgação da Segunda Lista Nominal dos chamados para ocupar as vagas disponíveis
- 17/03: Matrícula dos chamados na Segunda Lista
-21/03: Convocação para ocupação das vagas restantes

Mais informações: portal.acessograduacao.ufrj.br