Fonte: O Globo , 31 de outubro de 2010

Novas oportunidades

                  Fonte: JB, 31 de outubro de 2010

14 Anos

Autoconhecimento

"Meu filho vai ter nome de santo
 Quero o nome mais bonito."
 Pais e Filhos - Legião Urbana

E você, conhece a história do seu nome?
Sabe qual a importância do autoconhecimento na escolha profissional?

Os 10+ concorridos nos vestibulares do Brasil

Confira abaixo a lista dos 10 cursos mais concorridos e a média  da relação candidato x vaga.


Posição
Curso
Concorrência média


1
Medicina
52,90
2
Publicidade e Propaganda
32,32
3
Nutrição
27,67
4
Farmácia 
26,97
5
Ciência da Computação
25,14
6
Direito
24,41
7
Relações Internacionais 
23,94
8
Arquitetura e Urbanismo
23,59
9
Enfermagem
22,32
10
Psicologia
21,98





  Fonte:http://www.sejabixo.com.br/vestibular/10mais1.asp

Enem: candidatos podem consultar locais de prova pela internet



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, nesta segunda-feira, a consulta pela internet aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Os candidatos podem visualizar onde farão o exame na página de acompanhamento de inscrição do Enem.
Os mais de 4,6 milhões de inscritos no exame também poderão consultar o local de prova nos cartões de confirmação da inscrição do Enem, que serão enviados pelo correio.
O exame será realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2010 em todo o Brasil.
Fonte:http://guiadoestudante.abril.com.br/

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2011 da Unicamp

A Comvest, que organiza o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou dia 22/10/10 a concorrência do vestibular 2011. Medicina é o curso mais concorrido com 104 candidatos por vaga.
Em segundo lugar vem a carreira de Arquitetura e Urbanismo com 71.5 c/v, seguida de Medicina na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Farmerp) com 63 c/v, Comunicação Social e Midialogia com 38.7 c/v e Engenharia Civil com  36.4 c/v.
O vestibular também recebeu um número recorde de inscrições: 57.201 mil candidatos, que disputam 3.444 vagas em 66 cursos.
A Universidade teve pouco mais de 57 mil inscritos, recorde da instituição

Lápis e borracha são proibidos no Enem


Se você está acostumado a resolver provas com lápis e borracha, esqueça. Pelo menos durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse ano, o candidato que realizar o exame só poderá entrar no local da prova munido de caneta esferográfica preta. De acordo com o edital do Enem 2010, durante a realização do exame “não será admitida” a utilização desses materiais.

O Futuro do Trabalho

Folha de S.Paulo, 10 de outubro de 2010

O Futuro do Trabalho

Fonte:Folha de S.Paulo, 10 de outubro de 2010.

Qual o seu professor inesquecível ?

Todos nós temos lembranças a respeito dos professores que passaram pela nossa vida. Alguns deixaram boas recordações e ficaram marcados como mestres inesquecíveis. Deixe o registro e a homenagem a esses profissionais especiais. Conte a sua história!

O Futuro do Trabalho

Fonte: Folha de S.Paulo, 10 de outubro de 2010

Empreendedor mirim já lançou dois jogos

O garoto americano Joseph Hudicka pode ser considerado um dos mais jovens empreendedores de sucesso do mundo. Com apenas oito anos, e apesar de não ter um iPhone, o garoto já desenvolveu dois aplicativos para o aparelho e está ganhando dinheiro com a venda dos mesmos na App Store.

O primeiro aplicativo de Joseph, chamado Puckz, uma mistura de xadrez e hockey, foi inicialmente criado pelo garoto para ser um videogame. “Eu estava ficando entediado com meus outros jogos, então resolvi criar um novo”, explica o garoto. Entretanto, o game ficou tão benfeito que os pais de Joseph o ajudaram a adaptar a plataforma para torná-lo um aplicativo de iPhone e iPad.

O Puckz chegou à loja da Apple em março e em junho já tinha sido baixado por mais de 800 usuários. Com seus jogos, Joseph já ganhou US$ 489 (o equivalente a aproximadamente R$ 820). E ele não para por aí. “Inicialmente eu imaginei o Puckz em 3D, mas não tem problema”, reclama.

Fonte: aqui

O Futuro do Trabalho

A partir de hoje, daremos continuidade a matéria da Folha de S. Paulo, publicada no dia 10 de outubro de 2010, sobre o Futuro do Trabalho, postando todo dia uma possibilidade  do novo profissional.
Fonte: Folha de S.Paulo, 10 de Outubro de 2010

UFRJ quer fim de comida gordurosa no campus

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu ofensiva contra a comida gordurosa e pouco saudável. Reformou o restaurante universitário, que ficou fechado por 16 anos e onde hoje são oferecidas 2,3 mil refeições diárias.

Também criou feiras de produtos orgânicos no câmpus. A próxima fase vai atingir os quiosques de alimentação. No próximo edital de licitação, constará a proibição de frituras e a exigência de utilização de ingredientes saudáveis, como farinhas integrais, além da oferta de frutas.

As medidas foram aprovadas no plano diretor da universidade e preveem ainda a capacitação dos funcionários dos quiosques na cozinha do restaurante universitário para que aprendam boas práticas de higiene e receitas que substituam as frituras.

Pesquisa do Instituto de Nutrição mostrou que todos consumiam salgados durante a semana. E o segundo lanche na preferência - o croissant de queijo com presunto - é campeão de gordura: a cada 100 gramas do alimento, 43 gramas são lipídio.

Fonte:http://estadao.br.msn.com/educacao/artigo.aspx?cp-documentid=25905009

O Futuro do Trabalho


                                              
Fonte: Folha de S.Paulo, 10 de outubro de 2010

Emprego no exterior

Fonte: JB Digital, 10 de Outubro de 2010

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia  15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fonte: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/professor/diaprof.shtml

          

Pipoca ou Piruá ?

"...Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.

Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação."        Rubem Alves

Leia o texto na íntegra aqui.

Para reflexão

“ As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das  ameaças.
  As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejos. "    
                                                                    Rubem Alves 

Conheça os 34 tipos de Engenharia que existem

Gosta da área de exatas? Cálculos e ciência são suas paixões?
Cada graduação tem características e perfis próprios. Listamos todas as engenharias para você acabar com suas dúvidas e escolher a área que mais lhe interessa. Confira.
Leia a matéria na íntegra aqui.

Cada vez mais, lazer é sinônimo de trabalho



  Setor de turismo cresce cerca de 10% ao ano e emprega 7,2 milhões no País

O Grupo Peraltas, formado pelo Brotas Eco Resort e Acampamentos Peraltas, localizado em Brotas, no interior de São Paulo, está, desde setembro, com mais da metade das ocupações já fechadas para a época das festas de fim de ano. É a primeira vez que isso acontece em 37 anos.
"As pessoas estão programando as viagens com mais antecedência, em especial, a classe C que está viajando", afirma a sócia e diretora do grupo, que conta ainda com a Agência Brotas Aventura, Marília Rabelo.
A situação vivida pela empresa é reflexo do incremento do setor - que leva o mercado de trabalho a reboque, claro. E o emprego deverá continuar a se expandir por conta de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Segundo dados do Ministério do Turismo, há, atualmente, 7,2 milhões de brasileiros trabalhando com atividades ligadas ao setor. "Nos últimos anos, estamos crescendo a uma média de 10% ao ano", afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Para 2010, a expectativa é que o número de visitantes internacionais chegue a 5,2 milhões, que gastarão por aqui US$ 6 bilhões, aproximadamente. E isso sem falar no número cada vez maior de brasileiros que viajam para o exterior, e que acabam movimentando o mercado de agências e aviação comercial.
Em falta. O crescimento do turismo exige mão de obra para atender a demanda. E, atualmente, já faltam pessoas especializadas para trabalhar. "O Brasil precisa se preparar, pois terá dois fortes picos no turismo com a Copa e as Olimpíadas", previne Barretto.
As oportunidades, segundo ele, estão espalhadas por diversas áreas, como hotelaria, agências de viagens, companhias áreas, locadoras de automóveis, museus, galerias de arte, bares, restaurante, tradutores e artesanato local.
"Hoje, 70% dos profissionais empregados no setor estão concentrados no segmento de hotelaria, bares e restaurantes", diz Barretto.
Nem sempre, porém, é fácil preencher as vagas. "É muito difícil achar profissionais qualificados e comprometidos. Em hotelaria, o funcionário precisa ter disponibilidade aos fins de semana, feriados e também nos meses de férias", diz Marília, que busca colaboradores em diversas áreas para continuar a expansão do Grupo Peraltas.
Na semana passada, ela contratou a assistente comercial Michele Rodrigues, de 24 anos, que aceitou o estilo de vida de quem trabalha no setor.
Opções. Segundo o ministro, entre as principais cidades na rota do turismo de lazer estão as capitais do Nordeste, com destaque para Salvador, além de Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Florianópolis.
Há outros nichos que também seguem um movimento de consolidação e, consequentemente, geram mais postos de trabalho. Entre eles está o turismo de negócios, que tem a cidade de São Paulo como principal polo de eventos corporativos em todo o País - seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Porto Alegre.
"Outros segmentos que ainda ganharão mais força são: turismo rural, ecoturismo e turismo religioso", aposta Barretto.
Fonte: Leia a matéria na íntegra aqui.

Universidade promove evento para ajudar na escolha da profissão

Começou nesta sexta-feira, 1º de outubro, o “Carreiras em Foco”, um evento organizado pela Escola Superiorde Propaganda e Marketing (ESPM) que visa auxiliar os estudantes na escolha profissional. O evento segue até7 de outubro.

A Faculdade promoverá palestras, bate-papo com profissionais e professores dos cursos oferecidos na instituição, entre os quais Administração, DesignJornalismo e Relações Internacionais, além de um tour monitorado com os alunos de cada curso pelas instalações da faculdade. 

Em cada dia do evento será apresentado um curso:
- 1º de outubro - Jornalismo 
- 4 de outubro - Comunicação Social
- 5 de outubro - Design
- 6 de outubro - Administração
- 7 de outubro - Relações Internacionais

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da faculdade.