A sua profissão é regulamentada ?

Profissões regulamentadas

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações(CBO), são 60 normas regulamentadoras que dispõem sobre o exercício de profissões. Constam da CBO as seguintes atividades profissionais:

Administrador, Advogado, Aeronauta, Arquivista / Técnico de Arquivo, Artista/Técnico em espetáculos de diversões, Assistente Social,Atleta de Futebol, Atleta Profissional de Futebol, Atuário, Bibliotecário,Biólogo, Biomédico, Bombeiro Civil, Contabilista, Corretor de Imóveis,Corretor de Seguros, Despachante Aduaneiro, Economista,Doméstico, Educação Física, Empregado Doméstico, Eneólogo, Enfermagem,Engenharia de Segurança, Engenheiro/ Arquiteto/ Agrônomo, Estatístico,Farmacêutico, Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional,Fonoaudiólogo, Garimpeiro, Geógrafo, Geólogo, Guardador e Lavador de Veículos,Jornalista, Leiloeiro, Leiloeiro Rural,Massagista,Medicina Veterinária, Médico, Mototaxista e Motoboy, Museólogo, Músico, Nutricionista,Oceanógrafo,
Odontologia, Orientador Educacional, Peão de Rodeio,Pescador Profissional,Psicologia, Publicitário/Agenciador de Propaganda,Químico, Radialista, Relações Públicas, Representantes Comerciais Autônomos, Secretário - Secretário Executivo e Técnico em Secretariado,Sociólogo, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Radiologia, Técnico Industrial e Zootecnista.


Fonte: http://www.fsindical.org.br/downloads/regulamentacao_profissional.pdf

Curso de Bandolim na UFRJ



Fonte: O Globo, Segundo Caderno, 17 de abril de 2010.

CURSOS TECNOLÓGICOS

Os Cursos Tecnológicos são cursos superiores de curta duração com enfoque nos processos específicos de cada área profissional. O curso é mais rápido durando em média 2 anos.

Os Cursos Tecnológicos dão direito a um diploma de graduação e permitem a continuidade dos estudos em nível de Bacharelado (graduação de quatro anos ou mais).

O mercado de trabalho reconhece o diploma do Ensino Tecnológico?

Em algumas áreas, como Informática, os Cursos Tecnológicos (conhecidos como tecnólogos) já existem há bastante tempo e são reconhecidos e apreciados pelo mercado de trabalho. A novidade agora é a expansão desses cursos para novas áreas, como gestão, comércio e comunicação. Esta expansão é a garantia de que o mercado cada vez mais se interessa por esse modelo de formação, pois foi exatamente esse interesse que estimulou o surgimento destas novas áreas de formação tecnológicas.

Os cursos de tecnologia são oficializados pelo MEC?

Sim. O parecer CNE/CES 436/2001, aprovado em 02/04/2001, estabelece as normas dos Cursos Superiores de Tecnologia – Formação de Tecnólogos. Assim como acontece com os cursos de bacharelado, eles passarão pelo processo de reconhecimento de acordo com o previsto em lei. O processo de reconhecimento acontece no último ano cursado pela primeira turma.

Concluído o curso de tecnologia, o graduado poderá fazer curso “lato sensu” ou “strictu sensu”?

A pós-graduação pressupõe a realização prévia de um curso de graduação e como o Curso Tecnológico se enquadra neste caso, é possível fazer um curso de pós-graduação "lato sensu" (Especialização) ou "strictu sensu" (Mestrado e Doutorado).

Você pode aproveitar no Bacharelado os conhecimentos adquiridos no Curso Tecnológico?

Hoje a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) permite o aproveitamento de conhecimentos adquiridos formalmente ou até mesmo fora da escola, como no mercado de trabalho. No entanto, é preciso atestar esse conhecimento.



Por amor ou por dinheiro ?

Como você faz sua escolha profissional? O que você prioriza nessa escolha: o sucesso da sua conta bancária ou o "desejo" de fazer o que gosta?

Primeiro Exame de Qualificação - UERJ

A Uerj abriu a temporada de inscrições para o primeiro exame de qualificação no dia 8 de abril. O prazo termina em 30 de abril. Para quem não recebeu isenção, a taxa a ser paga é de R$ 41,00.

O que vou ser quando crescer?

"Tira" de Miguel Paiva, publicada no caderno "Globinho", de 3 de abril de 2010.

Adolescentes jogam Profissiogame



Adolescentes em Orientação Profissional no CEPpAV- Unidade Jacarepaguá (Freguesia) - jogam Profissiogame como mais um recurso utilizado no conhecimento das informações profissionais

Entrevista inicial


Aplicação do Âncoras de Carreira durante encontro de orientação profissional

UERJ: primeiro exame de qualificação 2011

Publicado no caderno "Megazine", de O Globo, em 30 de março de 2010.

Teresópolis, novo campus da UERJ

Publicado no caderno "Megazine", de O Globo, em 30 de março de 2010.